quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Mies Van Der Rohe e a Cadeira Barcelona



Ludwig Mies van der Rohe: Foi um arquiteto alemão, naturalizado estado-unidense, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX.
Foi professor da Bauhaus e um dos formadores do que ficou conhecido por International Style, onde deixou a marca de uma arquitetura que prima pela clareza e aparente simplicidade. Os edifícios da sua maturidade criativa fazem uso de materiais representativos da era industrial, como o aço e o vidro, definindo espaços severos, mas que transmitem uma determinada concepção de elegância e cosmopolitismo.
Bauhaus: Já identificado com as novas tendências da arquitetura, Mies é convidado a lecionar na escola vanguardista de arquitetura Bauhaus, fundada pelo seu colega e crítico – Walter Gropious. Pertencem a este seu período algumas peças de mobília modernista, onde aplica novas tecnologias industriais, que viriam a se tornar particularmente populares até os dias de hoje, como a Cadeira Barcelona (e a mesa).
Cadeira Barcelona: Foi apresentada no Pavilhão Alemão para a Feira Internacional de Barcelona em 1929. Até hoje é uma das cadeiras mais apreciadas por designers de produto, é composta por 2 peças de aço tubular        (encosto e apoio para pés). A cadeira Barcelona, faz parte de um projeto completo de design de interior, composta por mesas, bancos e outros mobiliários.
 Beijinhos

0 comentários: