quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Combines

 O termo COMBINE foi criado por Robert Rauschenberg para se referir as suas novas obras que possuíam aspectos tanto da pintura quanto da escultura. Aquelas que se destinavam a ser penduradas numa parede foram chamadas de combine paintings, e outras obras, que se mantinham em pé foram chamadas de combines!

 Bem, Combine é quando misturamos pintura, e objetos na mesma obra de arte, e Robert Rauschenberg foi o iniciante e o criador desse estilo.


Esta é a cama de Robert, feita em 1955 por ele mesmo. Ele pintou sobre uma colcha de retalhos, e fez uma combinação diferente de objetos reais, lixa de unha, e escovas de dentes! Muito interessante!

Robert Rauschenberg - "Monograma" 1955-59


Monograma é um dos mais famosos combines, que Rauschenberg  reformulou várias vezes até chegar na versão final, É uma desarmônica associação em uma espécie de pintura abstrata colocadas em posição horizontal , de uma cabra angorá com tinta, e um pneu, e várias colagens, vão desde uma bola de tênis a documentos impressos.  A idéia de fazer essa combine de objetos,  imagens e linhas de pintura não busca unidade perceptiva, apesar do visual entrelaçado do bode e do pneu. 
 A cabra, apesar de o pneu desgasta-lo em torno da sua média, continua implacável uma cabra do pneu e um pneu. O significado da assembléia é atingido no presente.
Se o pneu é uma referência à infância da artista que vivem perto de um pneu fábrica, a sua associação com a cabra levanta questões. 
O título Monogram torna esta montagem ainda mais enigmática: Monogram, ou o entrelaçamento de várias letras para formar um único personagem, composto aqui do envolvimento do bode e do pneu. Assim, a letra F passa à volta do animal para fazer um nó como uma rebelião contra o significado e todas as idéias de beleza.
O ready-made* (pneus) e recheadas animais coexistem neste trabalho que, em consonância com a vontade do artista, que deixa muito espaço para o espectador como para o artista. 

* Ready-Made: nomeia a principal estratégia de fazer artístico do artista Marcel Duchamp. Essa estratégia refere-se ao uso de objetos industrializados no âmbito da arte, desprezando noções comuns à arte histórica como estilo ou manufatura do objeto de arte, e referindo sua produção primariamente à idéia.

Outra obra de Rauschenberg: 


"Canion" - 1959.



Beijinhos





0 comentários: