terça-feira, 25 de agosto de 2009

 
Pazyryk
Tapetes Orientais
Os primeiros tapetes foram tecidos pelos nômades, que buscavam se proteger do frio com um produto mais macio e mais quente do que as peles dos animais. O entrançamento de fibras vegetais já era dominado, e observando que as ovelhas deixavam presos nos espinheiros tufos de sua lã, retirando-os e observando-lhes os fios, veio a idéia de trançá-los e tecê-los, unindo-os às fibras vegetais.
O tapete mais antigo que se conhece é o chamado de Pazyryk. Foi descoberto por uma missão arqueológica russa, em 1949, nos montes Altaï, na região de Pazyryk (Sibéria do Sul). Estava dentro de um túmulo e foi preservado por 25 séculos ( presume-se que data do Séc. V a.c.) graças a uma espessa camada de gelo que o envolveu. Comprovou-se que havia sido tecido ao norte da Pérsia (Irã), no estilo de Kachan. (Texto tapetes orientais, dado pela professora Fátima Gomes da Faculdade Inap)
Hoje ele pode ser visto no Hermitage Museum em  Leningrado na Rússia. O tapete tem as medidas de 190 x 210 cm feito com nós duplos (Turcos) contendo uns supreendentes 347.000 nós/m2. ( http://www.soraya.pt/faq/faq.php?id=25 sobre tapetes)
Bacana né? 

Beijinhos

1 comentários:

David Thimotti disse...

Sim, sim ... muito bacana o post.
Aqui acaba nossa discursão sobre tapetes.

Bjos,
D.