terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Paisagismo: A Arte de organizar a arte viva

                  O paisagismo é a técnica artística para criar o jardim com beleza e harmonia, sendo as plantas ornamentais os elementos vivos que concretizam tal criação. É uma arte que tem vida, uma pintura, uma escultura, que cresce, desenvolve, respira, floresce, dá frutos e morre. É ciência e arte.

                  "É a unica expressão artística, em que participam os 5 sentidos do ser humano", como já dizia Benedito Abbud. 

              Ontem se iniciou mais um semestre, de volta pra faculdade, e pra todo o mundo fascinante do Design de Interiores, um 2010 repleto de coisas novas e interessantes para todos nós.

Beijinho

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Andy Warhol

Registrado como Andrew Warhola, seus pais eram originários da Eslováquia e migraram para os Estados unidos durante a 1ª guerra, para seu pai evitar ser recrutado pelo exercito austro-hungaro.

Aos 17 anos (1945), entrou no Instituto de Tecnologia de Carnegie, em Pittsburgh, hoje conhecido como Universidade Carnegie Mellon, e se formou em Design.

Logo depois, se mudou pra Nova York, e começou a trabalhar como ilustrador de importantes revistas como Vogue, The New Yorker entre outras, além de fazer anúncios publicitários e displays para vitrines de lokas. Aí se inicia uma carreira de sucesso com artísta gráfico, fazendo que ganhe diversos prêmios como diretor de arte do Art Director's Club e do The American Institute of Graphic Arts.

Os anos 60 marcam uma evolução na sua carreira de Artista Plástico, e passa a se utilizar dos motivos e conceitos de publicidade em suas obras, e com o uso de suas cores fortes e brilhantes,reinventa a pop art. Com a reprodução mecânica e seus múltiplos serigráficos são temas do cotidiano e artigos de consumo, como as reproduções das latas de sopas campbell, e a garrafa de Coca - Cola, além de rostos de figuras conhecidas como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Elvis Presley, Che Guevara entre outros. Estes temas eram reproduzidos serialmente com variações de cores.

Além de serigrafar, Warhol também utilizava de outras técnicas, como a colagem e o uso de materiais descartáveis, não usuais em obras de arte.

Em 1987 ele operou à vesícula biliar. A operaçã correu bem mas Andy Warhol morreu no dia seguinte. Ele era célebre há 35 anos. De fato sua conhecida frase : In the future everyone will be famous for fifteen minutes ( No futuro, toda a gente será célebre durante quinze minutos), só se aplicará no futuro, quando a produção cultural for totalmente massificada e em que arte será distribuída por meios de produção de massa.







Beijinhos

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Combines

 O termo COMBINE foi criado por Robert Rauschenberg para se referir as suas novas obras que possuíam aspectos tanto da pintura quanto da escultura. Aquelas que se destinavam a ser penduradas numa parede foram chamadas de combine paintings, e outras obras, que se mantinham em pé foram chamadas de combines!

 Bem, Combine é quando misturamos pintura, e objetos na mesma obra de arte, e Robert Rauschenberg foi o iniciante e o criador desse estilo.


Esta é a cama de Robert, feita em 1955 por ele mesmo. Ele pintou sobre uma colcha de retalhos, e fez uma combinação diferente de objetos reais, lixa de unha, e escovas de dentes! Muito interessante!

Robert Rauschenberg - "Monograma" 1955-59


Monograma é um dos mais famosos combines, que Rauschenberg  reformulou várias vezes até chegar na versão final, É uma desarmônica associação em uma espécie de pintura abstrata colocadas em posição horizontal , de uma cabra angorá com tinta, e um pneu, e várias colagens, vão desde uma bola de tênis a documentos impressos.  A idéia de fazer essa combine de objetos,  imagens e linhas de pintura não busca unidade perceptiva, apesar do visual entrelaçado do bode e do pneu. 
 A cabra, apesar de o pneu desgasta-lo em torno da sua média, continua implacável uma cabra do pneu e um pneu. O significado da assembléia é atingido no presente.
Se o pneu é uma referência à infância da artista que vivem perto de um pneu fábrica, a sua associação com a cabra levanta questões. 
O título Monogram torna esta montagem ainda mais enigmática: Monogram, ou o entrelaçamento de várias letras para formar um único personagem, composto aqui do envolvimento do bode e do pneu. Assim, a letra F passa à volta do animal para fazer um nó como uma rebelião contra o significado e todas as idéias de beleza.
O ready-made* (pneus) e recheadas animais coexistem neste trabalho que, em consonância com a vontade do artista, que deixa muito espaço para o espectador como para o artista. 

* Ready-Made: nomeia a principal estratégia de fazer artístico do artista Marcel Duchamp. Essa estratégia refere-se ao uso de objetos industrializados no âmbito da arte, desprezando noções comuns à arte histórica como estilo ou manufatura do objeto de arte, e referindo sua produção primariamente à idéia.

Outra obra de Rauschenberg: 


"Canion" - 1959.



Beijinhos





segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Rococó

O rococó é um estilo artístico que surgiu na França, como desdobramento do barroco, mais leve e mais intimista, é usado inicialmente em decoração de interiores. Desenvolveu-se na Europa do séc. XVIII, e da arquitetura disseminou-se para todas as artes. Vigoroso até o advento da reação neoclássica, por volta de 1770, difundiu-se principalmente na parte católica da Alemanha, na Prússia e em Portugal.
Os temas utilizados eram cenas eróticas ou galantes da vida cortesã (as fêtes galantes) e da mitologia, pastorais, alusões ao teatro italiano da época, motivos religiosos e farta estilização naturalista do mundo vegetal em ornatos e molduras.

O termo deriva do francês rocaille, que significa "embrechado", técnica de incrustação de conchas e fragmentos de vidro utilizadas originariamente na decoração de grutas artificiais.

Na França, o rococó é também chamado estilo Luís XV e Luís XVI.

Características gerais:

· Uso abundante de formas curvas e pela profusão de elementos decorativos, tais como conchas, laços e flores.
· Possui leveza, caráter intimista, elegância, alegria, bizarro, frivolidade e exuberante. 
 
Beijinhos pessoas!!  Desculpe pela demora para colocar coisas novas pra vocês!
See you
 

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Carlo Mollino

             Carlo Mollino, turinense, era um arquiteto e designer de sucesso lá pelas décadas de 60. Sua mente viajava pelo erotismo, sexo e drogas. Era um verdadeiro homem da renascença, desenhava móveis domésticos, roupas femininas, cenografia para teatro, objetos, e podem acreditar, até carros para as 24 horas de Le Mans, aviões e equipamentos esportivos.
Sua arte tem influencia de Gaudí, forma orgânica. Seus móveis tinham design curvilíneo e extremamente anatômico. O encosto espelha-se na curvatura da coluna vertebral...O conhecimento de Mollino sobre a anatomia humana influenciou todas as mobílias que criou.

  
 



Beijinhos!